terça-feira, 27 de maio de 2008

In utero


Ontem, a pequena Catarina viu o último concerto à boleia da pequenina e quase invisível barriga da mãe: Cat Power no Coliseu.

Foi muito bom. Algum alívio porque dada a panca da sra estava consciente que poderia ter corrido muito mal e, no final de contas, era a prenda do dia de um pai de uns filhos lindos!

sábado, 24 de maio de 2008

A menos de um mês do nascimento da irmã...

... o meu filho muita lindo que começou a dormir uma noite inteira antes dos 4 meses, que até há muito pouco tempo dormia quase até ao meio dia ao fim de semana, que mesmo doente e com febre dorme a noite inteira sem que se dê por ele...

... decidiu começar a acordar ao longo da noite, choramingando, chamando pela mãe Rita e pedindo para ir dormir para o quarto dos pais (onde deve ter dormido uns três bocados de noite ao longo de três anos)!! Já aconteceu às 9 e tal da noite e também já aconteceu quase às 3 da manhã (No comments)!

A primeira noite em que isto aconteceu coincidiu com uma conversa sobre a casa nova, a cama grande que ele vai ter na casa nova e esta cama ficar para a mana Catarina (fiu, fiu, fiu, ó pra mim a assobiar, fiu, fiu, fiu) e um rapaz desfez um pequeno coração de mãe ao dizer que aquela não é a sua cama!!!

Agora andamos a tentar comprá-lo dizendo que a cama nova não vai ter grades e vamos poder deitar-nos ao pé dele para contar a história antes de dormir.

Já vos disse que acho que isto não vai correr muito bem????

sábado, 17 de maio de 2008

Breakdance ou kickboxing...

... foi o que Dona Catarina andou a fazer na barriga de sua querida mãe esta manhã.

É que não vejo outra hipótese!

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Dúvidas

Na escola do cachopo andam a falar de príncipes e princesas. De repente tenho um filho que quer ver a Bela Adormecida e que não compreende que a parte em que eu lhe digo que Não temos vale realmente mais do que aquela em que ele diz Eu quero!!

Continuando.

Hoje iam ter um baile, trajados a rigor (sem que os pais tivessem que fazer trajes, graças a Deus) com luzes de disconight e tudo. Começou por perguntar se podia ser uma princesa. Dissemos que os meninos costumavam ser príncipes e danças com as princesas (Difícil querer ser moderninha e não preconceituosa mas ao mesmo tempo falar-lhe do que é mais comum!!). Hoje contou muita coisa sobre o baile. Quando se pergunta com quem dançou começa sempre por dizer nomes de rapazes (tal como para a tradicional pergunta das namoradas).

Até aqui tudo bem.

Há bocado começou a dizer que era uma rapariga porque tinha pipi...

É suposto isto ser uma fase ou devo começar a rever este filme??



terça-feira, 13 de maio de 2008

Bom a mandar

Acto Único

(mãe e filho sentados à mesa do jantar. A mãe faz o habitual olhar embevecido enquanto o cachopo come a sopa)

R: Posso dar uma festinha ao Vasco??
V: Não, não, não. Só beijinho.

(mãe dá muitos beijinhos na testa do filho)

V: Não, não são muitos. Só um. Aqui (aponta para a face).

(mãe dá um beijo sonoro na face do filho)

V: Não, não, não. Não é grande. É pequenino!

(mãe bem mandada, dá beijo pequenino na face do filho que por esta única vez decide não protestar!!)

segunda-feira, 12 de maio de 2008

The National

Ontem. Grande noite. Grande concerto.

Uma das minhas músicas preferidas gravadas pelo artista cá da casa:



E um dos grandes momentos da noite:


Miúda: mais uma vez tenho que te dizer que a quantidade de bons concertos que já ouviste (e pontapeaste) começa a ser bastante invejável. Mais uma vez te digo que não serão toleradas Chiquititas e afins. E se não fores apressada ainda vais ver uma gata poderosa...

sábado, 10 de maio de 2008

A mariquice de um filho é demasiado parecida com a da mãe quando...

... chegamos à escola e nos dizem que ele chorou muito por causa de uma mosca, esse perigoso animal, que andava lá na sala...

... e a mãe coragem lembra-se de ser pequenina e se ir sentar, quieta e infeliz, num banquinho da cozinha até que a empregada que passava a ferro olhava para ela e dizia, com aquilo que julgo agora ser um ar trocista, o que foi tens uma mosca no quarto? E a mãe coragem acenava fazendo beicinho...

sexta-feira, 9 de maio de 2008

A anatomia again...

Na semana passada o rapaz viu uma caixa de discos de amamentação (últimos preparativos... GLUP!) e perguntou-me o que era. Quando lhe disse que era para dar leite com a maminha à Catarina responde-me "eu depois vou dar papa com a maminha à Catarina)!!

Ontem, o rapaz puxava as cuecas para cima e estava a deixar a pilinha de fora. Começámos na brincadeira para pôr a pilinha para dentro e o rapaz decide espreitar para dentro do meu decote a ver se a minha pilinha estava para fora (só se enganou no sexo e na parte do tronco...). Que se note que o rapaz vê-me a fazer xixi todos os dias e é frequente ver-me a tomar banho. Nunca apontei para dar nomes às coisas mas nunca escondi nada. Disse-lhe que não tinha pilinha porque era uma menina, que a mana também não ia ter e que as meninas da escola também não tinham. Claro que a sabichonice misturada com o mau feitio não se deixou convencer e continuou a afirmar que as meninas da escola também tinham pilinha!!

Hoje a criatura pulava em cima de mim (e da Catarina) apesar de eu já lhe ter dito, várias vezes, que me estava a aleijar. Achei por bem aproveitar para lhe explicar que quando fosse para o hospital ter a mana, ia ficar com um dói dói muito grande durante uns tempos e ele ia ter que ter muito cuidado para não me aleijar. Depois decidi aproveitar para continuar a explorar o tema e perguntar se ele depois queria ir ao hospital visitar a mãe e a mana. Foi aí que a criatura respondeu "Acho que não, vou ao hospital visitar o pai e a mana. A mãe está com o Vasco". fiii fiii fiii, assobia de mansinho, ai que isto vai correr tão bem, e lá voltámos ao livro em que a Sara tem um maninho para ver com muuuuiiiiita atenção as páginas em que a Sara fica com os avós e os pais vão para o hospital ter o bébé e depois a Sara vai lá visitá-los... Não sei se não entende ou se finge que não entende mas mais do que os receios do parto, pós-parto, noites sem dormir e afins, entender como ele vai reagir é mesmo o que me está a preocupar mais!!

Sim, a mudança de casa a não acontecer nas próximas 4 semanas e ter que ser conjugada com uma recuperação de cesariana e um bébé recém-nascido também me está a preocupar um bocadinho...

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Da mariquice e do exibicionismo

Ontem, à saída da escola, começa a puxar as camisolas para cima para mostrar o tronco a uma senhora de idade que vinha a passar (e que obviamente não conhecíamos de lado nenhum) dizendo:

olha xenhora, olha, tenho aqui dói dói (leia-se mini crosta difícil de avistar sem recorrer a microscópio electrónico)!

É frequente dizer olá a pessoas com quem se cruza na rua e informar se vai para casa, para a escola, o que vai comer ou com o que é que vai brincar. Um show!

terça-feira, 6 de maio de 2008

Do Dia da mãe

Nós sabemos que foi no Domingo! Só que as comemorações múltiplas dos três anos do piolho, conjugadas com uma barriga grandíssima e o encaixotamento de uma casa criaram um estado de cansaço do qual só agora, lentamente, começo a recuperar!!

Cá estou eu, vista pelo meu filho:


dita pelo meu filho:
e presenteada pelo meu filho:

Adorei tudo!!!

sexta-feira, 2 de maio de 2008

1096 dias de ti...


... que é como quem diz que a minha vida mudou, para sempre e para melhor, faz hoje 3 anos.

É muito difícil tentar explicar o que têm sido estes 3 anos. Para começar voaram! Chega a ser pornográfica a velocidade a que a vida passa ao teu lado! Acho que tinha fechado partes de mim muitos anos antes e achava que elas nunca voltariam a ser abertas e tu mostraste-me, felizmente, que eu estava enganada e que continuava a ser possível dar-me totalmente, sem qualquer tipo de reservas. Apercebo-me disso quando vejo fotografias em que estou contigo. A quantidade de baba que escorre de mim quando olho para ti até a mim me impressiona.

Estás a passar uma fase difícil. Nas últimas semanas é frequente mostrares-nos esta cara:

Sem dúvida que é a beiça mais linda que alguma vez se viu mas custa-me amor meu. Sobretudo porque acho que nem tudo é fita e porque também te está a custar. Não sei se são só dores de crescimento, se tem a ver com o sentires o fim do teu reinado de filho único... Sabes filho, eu sou filha única e lutei muito para ter a tua irmã não só por querer sentir mais uma vez todas as emoções incríveis de ser mãe mas também porque acredito, sinceramente, que é a melhor coisa que alguma vez te vou poder dar. Algo que ainda hoje tenho uma pena imensa de não ter tido. Mentiria se não te dissesse que parte de mim também sofre com o fim deste nosso amor exclusivo mas, como diz o grande Gabriel Garcia Márquez, "o coração tem mais quartos que uma casa de putas" (LEMBRAR DE SÓ DEIXAR O VASCO LER O BLOG DEPOIS DOS 18 ANOS) e eu tenho a certeza que o teu "quarto" vai continuar a aumentar de tamanho!

Há imensas coisas que quero escrever. De como fazes discursos que nos deixam de boca aberta, como andas histérico aos pulos e a correr com uma energia sem limites, de como és irritantemente parecido comigo nas mariquices mais incríveis e tantas outras coisas. Mas hoje não consigo. Nada parece ser importante o suficiente para mostrar aquilo que sinto (o cocktail hormonal do final da gravidez deve estar a ajudar...)!

Espero que tenhas um dia de anos muito, muito bom. Desde a semana passada que dizes quero fazer anos. Não tenhas tanta pressa amor. Passa tudo tão depressa mesmo que não o queiras...

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Antes da meia-noite...

... altura em que passarei a ter um filho com TRÊS anos (ALGUÉM ME EXPLICA COMO É QUE ISTO ACONTECEU?? HAM????), tenho que aqui registar uma conversa ocorrida uma noite qualquer desta semana.

Desde que o Vasco começou a comer connosco decidimos que não ia haver televisão à hora do jantar e pomos sempre música (quando ele come antes de nós tem direito a comer enquanto vê desenhos animados). É frequente o rapaz fazer pedidos, ou dar palpites sobre o disco escolhido mas esta conversa foi linda de se ouvir (tendo em conta que um dos interlocutores ainda não tem 3 anos):

V: Vais pôr música mãe?
R: Sim meu querido.
V: É Tépóli (Interpol)?
R: Não.
V: É Porixhedi (Portishead)?
R: Também não ( nos entretantos já eu e o pai estamos a fazer um grande esforço para não rir)
V: Então qui é?

Era Radiohead!

E sim, Interpol e Portishead são das coisas que mais se ouvem ao jantar mas a coisa não é tão monótona quanto parece. Até nos esforçamos por lhe mostrar coisas diferentes mas o rapaz ainda é mais pancas que os pais!!!
Lilypie 4th Birthday PicLilypie 4th Birthday Ticker Lilypie 1st Birthday Ticker