segunda-feira, 17 de novembro de 2008

A Turma


Depois de uma fantástica noite em branco, oferecida pela minha querida filhinha, entendi que o único exercício físico que ia conseguir fazer hoje era mesmo o de manter as pálpebras abertas.

Como não ia ao ginásio achei que era uma muito boa ideia ir ao cineminha. A brincar, a brincar estou quase a voltar ao trabalho e depois tudo será mais complicado.

Queria muito ir ver este filme mas hoje, confesso, apetecia-me algo mais light, com menos realidade. Especialmente esta que é em tanto a minha realidade.

É um grande filme que me fez esquecer frequentemente que estava no cinema a ver um filme e não numa das muitas escolas por onde já passei.

Já ouvi comentários ao filme de pessoas mais afastadas do nosso actual sistema de ensino que acham que aquela não é a nossa realidade.

Não podia discordar mais. Aquela é, em absoluto, a nossa realidade. Não em todas as escolas mas em muitas, e não só naquelas em que é mais fácil fazer a comparação.

Já dei muitas aulas com aquela tensão no ar. Algumas até com mais tensão. Em escolas de meninos bem e em escolas de meninos desfavorecidos e ricas em etnias. Acho até que no meio da insolência, há mais respeito à figura do professor e à autoridade da escola neste filme do que na nossa realidade.

Mas claro que um sistema de avaliação em que os professores perdem semanas a preencher grelhas que não servem para nada e em que professores de FQ podem ser avaliados por professores de CN, Mat ou TIC vai mudar tudo. Claro que sim, só um parvo é que não entende algo tão óbvio!!!

3 comentários:

mlucas disse...

Nós é que não sabemos interpretar a realidade da escola, como também não sabemos ler... lol
Valha-nos um filme para clarificar... mais lol

DoCeu disse...

Pois eu apanhei com um setôra que tinha levado a sua "turma", em excursão didáctica...
Digamos q n foi o melhor fundo sonoro...

Rita disse...

Também apanhei. Mas a turma em questão portou-se bastante bem.

Lilypie 4th Birthday PicLilypie 4th Birthday Ticker Lilypie 1st Birthday Ticker