terça-feira, 31 de março de 2009

Um dia...

... quando eu conseguir despachar, a maré de azares afrouxar e o meu sentido de humor voltar de parte incerta tenho uns 5 ou 3 posts para escrever sobre os últimos tempos.

Hoje só tenho força para aqui deixar registado o seguinte: foi preciso a minha filha ir passar umas semanas ao infantário para que os dentes se dignassem aparecer. Hoje apareceu um incisivo em baixo e ou muito me engano ou já está um dos de cima a romper.

segunda-feira, 16 de março de 2009

9 meses

E é com pintas que a bicha completa 3/4 de ano. GLUP!!

E a guinchar.

E a dar pontapés que nem uma maluca.

E a guinchar muito e a dar pontapés ao mesmo tempo quando vê que chegou alguém a casa.

E com mau feitio.

E a dizer olá que nem uma papagaia.

E a bater palminhas como os cães do Pavlov.

E com um mau feitio que não melhora quando está com sono ou doente.

E com umas bochechas imensas e com duas pernas gordas como o Vasco nunca teve que até estou curiosa em ver o percentil da miúda.

E com uma loucura pelo irmão que eu fico cheia de baba quando os vejo a brincar.

E com uma força que não pode ser normal numa bicha tão pequena.

E se nós fossemos pais exagerados diríamos que já por duas vezes gatinhou um pouco para trás mas como não somos ficamos caladinhos.

E tem um cabelo tão alourado e uma pele tão branca que não entendo como pode ser munha filha (ok, o cabelo é castanho claro e a pele não é morena mas é quase a mesma coisa).

E é tão maluca, mas tão maluca que nem sei o que vos diga.

E é tão gira, mas tão, tão gira que se vê logo que é minha filha.

Varicela

O Vasco levou a vacina da varicela. Talvez por isso não me preocupei muito quando tooooodooos os meninos da sala do Vasco começaram a apanhar varicela.

Há mais ou menos duas semanas o Vasco teve umas borbulhinhas: talvez umas 4 entre o peito e as costas, umas 3 nos braços e umas 2 nas pernas. Minúsculas. Achámos que poderia ser o início e esperámos. Nada aconteceu. Não se queixou de comichão, não teve febre, ninguém na escola disse nada... Eu lembro-me de ter varicela. Fiquei coberta da cabeça aos pés de umas manchas enormes e nojentas, com uma comichão insuportável. Não vi qualquer parecença, mesmo estando à espera de uma forma atenuada da doença devido à vacinação.

Ontem de manhã a bichinha tinha 3 ou 4 borbulhinhas. Muito parecidas com as do mano. À tarde já havia mais umas 4 ou 5 e começámos a achar muita coincidência. Por sorte estávamos com mães experientes que fizeram logo o primeiro diagnóstico, confirmado em seguida no hospital (15 dias sem alguém desta casa ir ao hospital é pedir muito, certo??). Supostamente, começou a ser medicada ainda nas primeiras doze horas de aparecimento dos sisntomas o que pode ajudar a que a coisa não fique tão... pintalgada.

O atarax não mostrou ser a maravilha de que todos os pais falam, a noite foi má, a bicha está com bastantes pintas mas se ficarmos por aqui já não me parece muito mau. Tudo para, em nome da crise, poupar os paizinhos que iriam em breve comprar a vacina da varicela para a menina. Querida mas querida!!

(E o mano maluco, dizia muito triste enquanto a mana estava com o pai no hospital: "Eu não quero que a minha Tita fique doente" Lindo!!)

terça-feira, 10 de março de 2009

Genitais

Sou daquelas que se impressiona facilmente com a perfeição da Natureza. Talvez por não acreditar em nenhum tipo de Deus, fico estupefacta com o facto do nosso planeta estar à distância perfeita do Sol para que a vida pudesse surgir, com a variedade de formas de vida existentes, com o perfeccionismo dos nossos aparelhos funcionais, and so yon, and so yon.

Há no entanto excepções como... os genitais dos bébés: uma vagina não foi claramente concebida para estar dentro de fraldas. Imaginem uma daquelas valentes borradas que os babys fazem e ponham-se a tentar limpar lábios e labiozinhos se querem compreender o que eu vos digo. Numa linha de montagem isto seria, claramente, uma peça defeituosa! Quanto aos pénis, à primeira vista podem passar na vistoria não fosse o pormenor de haver uma pele que tem que vir para cima mas não nasce a vir para cima. E os queridos pediatras não entram em consenso sobre se os papás devem, ou não, puxar a p%&$ da pelezinha ou a partir de que idade é que o devem fazer.


Tudo isto para dizer que ontem a pilinha do meu filhote parecia um nabo gigante!! Foi para o hospital, tem uma infecção e das primeiras vezes que lhe puzemos pomada chorou e gritou tanto que estava a ver quando é que um vizinho vinha tocar à campaínha. Enervou-se brutalmente, ou não fosse ele tão maricas como a mãe era, e até dava dó olhar para ele. Hoje de madrugada chamou-me para fazer xixi e como lhe doía voltou a enervar-se e eu acabei a noite a dormir com ele. Foi comprado com umas surpresas para hoje não fazer fita na escola quando lhe pusessem a pomada. Supostamente funcionou. Está melhor e mais calmo. Continuo a achar (e já acho há muito tempo) que a dita pele vai ter que ir à faca. O que me preocupa mesmo é a mariquice da criatura perante tal cenário.

E viva a evolução amigo Darwin!

quarta-feira, 4 de março de 2009

Olha a Griffe!

Conversa com o Vasco, à vinda da escola, sobre o dia do pai:

R: Depois vamos comprar uma prenda linda para o pai mas é surpresa, não lhe podemos dizer.
V: Sim, vamos comprar uma camisola.
R: Ai é uma camisola?
V: Sim. Com letras.
R: Tem letras??
V: Sim, tem um V, um Z e um X

E eu tudo bem!
Lilypie 4th Birthday PicLilypie 4th Birthday Ticker Lilypie 1st Birthday Ticker