segunda-feira, 30 de junho de 2008

2 semanas????


Como diria o mano Vasco: NÃO É NADA!!!!

Aula de ginástica assistida


Dada a mariquice do catraio não achei que o fosse ver tão entusiasmado. Muita pancalhota, saltos no trampolim, andar em cima de bancos, dentro de túneis, e um rapaz histérico de felicidade por ver lá os pais ! Enquanto estivemos na escola quase que não se portou mal...

domingo, 29 de junho de 2008

Dos fins de semana

São nesta altura os piores momentos da semana. Por um lado o pai Nuno ainda está de licença o que ajuda a que as semanas sejam mais pacíficas, por outro ao fim de semana não há escola e tenho que gerir o binómio Vasco-Catarina durante mais tempo.

Some-se a isto temperaturas escaldantes e um vendaval ao fim da tarde que fazem com que seja bastante complicado uma recém nascida sair de casa e sua mãe não começar a enlouquecer!!

O Vasco continua bastante querido para a irmã (quando não a ignora). Adora "ajudar" a dar banho, mudar a fralda, pôr a chucha (até ao esófago), dar festinhas e beijinhos. Connosco a coisa continua difícil - "mau pai", "mau mãe", "não gostas nada de mim" e outros mimos que tal. Mesmo assim acho que está melhor do que no fim de semana passado, em que eu mal conseguia sair da cama com dores.

A bicha Catarina até ontem basicamente funcionava em dois modos:
- modo "estou a dormir profundamente" - escusas de tentar pôr a mama na boca que não vais conseguir nada (não experimentes pôr logo o biberão porque aí pode ser que eu acorde...);
- modo "acordei neste segundo mas estou profundamente esfomeada" - e vocês são os piores pais do mundo porque me fazem esperar 3 nanosegundos até me alimentarem, querem é ver-me magrinha e subnutrida.
A passagem de um modo a outro é rápida, ultrasónica diria, e acompanhada de sonoros guinchinhos que deixam prever uma personalidade... forte!!

Hoje de manhã (enquanto os homens estavam na praia GRRRRHHHH) iniciou-se o terceiro modo: o modo "choro bué e bué alto". E não, não me tinha esquecido que os recém-nascidos nos dão um período de graça antes de mostrarem o seu verdadeiro eu mas... tinha esperanças!!!

Há que dizê-lo com toda a frontalidade

A minha filha linda, que consegue ser mais linda ainda a cada dia que passa, tem uma maneira de se libertar dos gases que tem dentro de si, seja por cima seja por baixo, que é do mais feminino que há... ou não!

terça-feira, 24 de junho de 2008

Primeira consulta

Levar esta miúda à rua deixa-nos (ainda mais) a escorrer baba porque toda a gente se mete com ela e reconhece a evidência: A bicha é muita linda!!!!

Em 8 dias cresceu 1,5 cm - dos 47 cm para os 48,5 cm
Claro que o peso é o que está menos bem (malvadas maminhas pouco funcionais!): depois da baixa de peso dos primeiros dias no hospital a rapariga ainda só ganhou 20g. Saíu do hospital, 5ª feira passada com 3070 g e agora tem 3090 g, ainda longe das 3270 g do nascimento. Conclusão: dar maminha à vontade mas a seguir oferecer sempre suplemento GRRRRRRHHHHH. Nós estávamos a fazer algo intermédio em que só quando não a conseguíamos sossegar depois da maminha é que lhe dávamos suplemento.

Já sei que não tenho culpa e que o Vasco também mamou pouco tempo e está aí para as curvas mas a verdade é que estou furiosa. Para começar porque desta vez procurei muita mais informação e achei que a coisa iria correr bem, depois porque acho que em algumas (poucas) alturas a coisa tem realmente corrido melhor. O problema é que com o suplemento ela cada vez se esforça menos para sacar alguma coisa do peito. Para quê comer a sopinha toda se o gelado já está garantido???? Por isso acho que a maminha não vai durar muito mais tempo e por mais que me doa (e doi mesmo muito), faça sangue, e outras misérias de que não vou agora falar eu adoro dar de mamar e tenho mesmo muita pena da coisa não correr bem!!

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Tortura no século XXI??

Na cesariana do Vasco só tive uns pontinhos para tirar. Ao deixar de ter uma obstetra carrancuda para passar a ter a médica mais fixe que eu conheço (de quem hoje quase chorei ao despedir-me) sabia que a experiência ia ser diferente e ia ser fechada com agrafos.

Ora, ainda no boloco operatório, felizmente com muitas drogas injectáveis em cima, vi entregarem este simpático instrumento ao Nuno - era o desagrafador que deveríamos levar hoje para tirar os ditos cujos agrafos. Escusado será dizer que nas poucas horas que dormi esta semana tive os mais negros pesadelos com a coisa...

Vai-se a ver e a minha médicazinha querida não me mentiu - Não doeu nada!! Mas lá que o aspecto não é simpático têm que concordar que não é!!

7 dias de ti...



... e parece que sempre foste parte da nossa vida! Tenho desde já uma nostalgia imensa de achar que não volto a ter um filho com 7 dias e aquela sensação irritante, apesar de já conhecida, de que o tempo passa depressa demais. Como o pai diz - dá vontade de estar sempre a filmar para registar (e recordar, acrescento eu) todos os momentos. Claro que a máquina de filmar tinha que conseguir gravar o cheiro maravilhoso dos bébés (com fraldas limpas...). E ao mesmo tempo gravar as emoções que estamos a sentir só de olhar para ti, mesmo que estejas quietinha, de olhinho fechado a dormir que nem uma santa.

domingo, 22 de junho de 2008

A ressentir-se...

O mano Vasco está a mudar. Hoje por várias vezes não quis ir ao quarto dar beijos à mãe, foi ao parque com o pai e disse-lhe que os meninos não queriam brincar com ele e que o pai não gostava dele, ao vir para casa disse que não queria vir ter com a mãe, queria ir para o quarto brincar.

O feitio está...péssimo, pura provocação.

Com ela continua querido e preocupado sempre que a ouve chorar. Gostou muito de ajudar no banho dela.

Eu sei que é normal, que é provável que ainda piore bastante antes de começar a melhorar. Mas foi um dia muito difícil de gerir, acrescido de uma tempestade hormonal e das habituais grandes dificuldades com a amamentação.

Ela, claro está, fica mais linda a cada segundo que passa!

sábado, 21 de junho de 2008

Segunda-feira, 16 de junho, 18h 39 min


A vida ficou ainda mais perfeita!!

(Quando conseguir organizar-me entre as dores que ainda tenho, uma bébé linda que ora mama durante horas ora me mata porque não pega na mama, um filho lindo que adora a mana mas precisa de muito mimo, uma mudança de casa prestes a acontecer e mais umas 500 coisas que agora não me ocorrem, começo a contar tudo. Espero que isto aconteça antes do casamento da própria Catarina!!)

domingo, 15 de junho de 2008

Obrigada...

... filha muita linda, e gira, e querida, e tudo, por, pelo menos nesta fase inicial, teres colaborado com os pais e não teres uma pressa desmedida por conheceres este mundo!

Colabora só mais umas horinhas, ok? Encontra-mo-nos amanhã à noite??? Sim? Sim? Sim?

sábado, 14 de junho de 2008

Andamos...

... em despedidas da vida de filho único!


quinta-feira, 12 de junho de 2008

Temos matulona!!

Hoje tive consulta e exames com a médica amiga/substituta da minha amada e fugida médica.

Não fora já eu uma fervorosa adepta do parto sem dor por cesariana programada e deveria estar agora a tornar-me. É que a minha linda bicha tem nesta altura um modesto peso fetal estimado de 3439 g!!! Ainda bem que é para sair pela barriga! Assim fico contente por pensar que tenho menos quilos para perder depois e triste por entender que roupa de 1mês só vai dar para os primeiros 3 dias!!!

Mais importante ainda:
- líquido amniótico com fartura;
- CTG sem contracções;
- finalmente tive um toque na minha vida que mostrou um colo de útero bem fechadinho que é como nós o queremos!!!

E Domingo aproxima-se. Haja esperança de que a rapariga colabore até ao fim.

Falta muuuiiiiiiiiiiiitoooooooooooo pouco!!!

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Quase 3 meses depois...

... assinámos hoje a escritura da casa nova. Como o que começa torto não tem mesmo que se endireitar, comseguiram enganar-se na minuta da procuração que eu fiz para o Nuno me representar e lá tive eu que interromper o meu pino para ir a correr para Lisboa!!! Que bom que teria sido se eu estivesse no hospital....

E nada como ser moderninho e não casar para depois partilhar uma dívida até.... os 80 anos!!!

No máximo dos máximos...

... se a bichinha colaborar e se tudo correr bem, de hoje a uma semana estou a encher de beijos esta maluca que parece querer sair da minha barriga como um allien tal é a violência dos pontapés, que me causa tantas dores que eu acho que já tem que estar com a cabeça de fora mas que é muita linda e vai continuar a ser muita linda CÁ DENTRO pelo menos até domingo!!!

segunda-feira, 9 de junho de 2008

E o Vasco pergunta....

... enquanto olha para a minha barriga monstruosa, a mana já nasceu mãe??

Não filho, quando nascer vais entender um bocadinho melhor!

(Quase todas as noites recapitulamos que os pais vão para o hospital, os avós ficam com o Vasco, depois o pai vem buscar o Vasco para ir ver a mãe e a mana, and so yon and so yon...)

Parabéns ao pai Nuno!!!

Principal missão do dia: tentar que o pai Nuno continue a ter um dia de anos só dele e não partilhado com o de sua filha!!!

Um filho já cantou parabéns e deu prendas ao pai (que estará aí dentro?? São carros??), já envergonhou seu pai contando a meia escola que o pai faz anos e continua sem compreender como é possível que o pai queira um bolo que não seja do faísca ou das princesas!!!!

Espero que apesar do registo diferente e surreal tenhas um grande dia de anos ó pázinho paizinho quase bi-paizinho!!!!!!!!!!

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Euro 2008

Não dá para adiar, digamos, para Setembro??

É que agora, agora não tenho mesmo disponibilidade mental!

quarta-feira, 4 de junho de 2008

7 dias...

... a fazer o pino de pernas bem amarradinhas, é o que me espera a partir de 6ª feira!!!

Ontem, no CTG, não havia contracções e por mais que eu diga que não conheço nenhuma Eva e por isso não creio que o "parirás com dor" se aplique à minha pessoa, não vou programar nada antes das 38 semanas e arriscar-me a que haja complicações para a minha baby.

Tenho o telefone de uma colega para as emergências, vou ser vista por essa colega na próxima semana para reavaliar a situação e tenho que arranjar, rapidamente, um Deus a quem rezar. Nos entretantos fico deitadinha e espero que a rapariga colabore.

Certeza: se não for antes, de hoje a duas semanas a Catarina já cá está fora!!!

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Outra dúvida

Não há nenhuma lei que proíba as nossas obstetras queridas, maravilhosas, porreiras, boa onda, em quem confiamos, de bazarem do país quando completamos 38 semanas de gestação e seria suposto pormos uma miúda cá para fora?? Mesmo que deixem contactos de colegas de confiança??

Não??

E não é possível fazer uma dessas leis, sei lá, até ao fim desta semana???

(Amanhã à tarde CTG antes de se tomarem mais decisões)

GRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRHHHHHHHHHHHHHHHH!!!!!

domingo, 1 de junho de 2008

Dúvida

Hoje antes do jantar a TV estava ligada num telejornal e o Sr. Sócrates botava palavra.

O Vasco pergunta-me: Gostas deste filme??

A dúvida é: teria sido muito mau incluir 3 ou 4 asneiras na resposta que lhe dei??????

Dia da Criança

Este ano a tradição quebrou-se.

Quase não consigo dar um passo e não posso estar a mais de 100m de uma casa-de-banho por isso era impensável irmos à Feira do Livro. O Vasco ainda não se apercebeu que há uma tradição mas a mim custou-me.

Recebeu um livro, brincou muito, saímos à tarde para comer gelados e o único que não quis gelado foi o próprio Vasco, voltámos para casa e viemos todos fazer um bolo. Cá em casa não se costumam fazer bolos mas como esta semana comprei uma forma de silicone tudo vai mudar. O rapaz já entendeu que não é costume fazer nem haver bolos cá em casa e só perguntava se eram os anos do pai (que ele sabe estarem próximos).

É justo dizer que a cultura foi substituída pela guloseima.

Tenho um palpite que a partir do próximo ano no Dia da Criança vamos à Feira do Livro e fazemos um bolo!

Ontem...

... o nosso filho lindo, aquele que até há pouco tempo acordava ao meio-dia ao fim de semana, decidiu despertar... às 7 e meia da madrugada.

Tendo em conta que temos muito poucos (se algum...) fins-de-semana até ao nascimento da Catarina e respectiva carência de sono, diria que não foi dos melhores timings!!

Justiça seja feita que quem se queixa é o pai do santo que, como é também ele um santo, acorda para brincar com o filho e me deixa ficar a dormir!!
Lilypie 4th Birthday PicLilypie 4th Birthday Ticker Lilypie 1st Birthday Ticker