quarta-feira, 25 de agosto de 2010

E hoje...

aquela miúda muita, muita, muita linda e crescida pediu-me para ir fazer cócó à sanita. Como não costuma acontecer nada não se pode dizer que eu tenha ido a correr... Chegámos lá, sentou-se e fez um grande xixi perguntando se era cócó! Depois das muitas palmas pediu as cuecas da Minnie e assim andou, a abanar o rabo, de cuequinha posta o resto da manhã! É linda todos os dias!

(Já tivemos uns poucos xixis e um cócó na sanita mas naquelas longas permanências que por lá fazemos - com ela não tão longas quanto isso que a permanência não é o forte da baby... - assim pedir, chegar e fazer foi a primeira vez)

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Petas

A nossa furacão bebe sofregamente tudo o que vê o irmão fazer ou dizer. Por isso já há uns tempos que o cholé e o cócó são palavras delirantes também para ela (Porquê este fascínio???). Também já tinha começado com o mas o pai disse ou a mãe disse (obviamente em situações em que nós não dissemos nada...).

Giro, giro está a ser ouvi-la dizer agora mas eu faço isso na escola (escola: aquele sítio para onde ela vai este Setembro pela primeira vez). Eu faço isso pode ser pôr batom, meter o ddd (!) do Bob o construtor ou o que quer que seja que nós, os castradores, não a estejamos a deixar fazer.

Promete tanto esta garota...

Agosto de 2010 - semana 1 e 2

Noites dos museus

Gosto de levar os meus filhos a museus. Gostaria muito que eles viessem a gostar de museus se não tanto como o pai, pelo menos tanto como a mãe. No entanto, e estando a falar de duas piquenas pestes a coisa tem que ser administrada de forma quase homeopática... E por isso o conceito de museu gratuito, num horário em que conseguimos facilmente ir os quatro (em nossa casa não é fácil estarmos os quatro num museu a um domingo de manhã, ok??) é excelente para estas experiências. E desta vez houve mesmo experiências...

Noite 1 - Começámos pelo museu dos coches. A Catarina gostou não tanto porque já associe os coches às suas amadas princesas mas porque havia muitos rocinantes nas paredes e no teto(ai , o acordo ortográfico, o acordo ortográfico...). Desde que viemos de férias todos os cavalos são rocinantes.... O Vasco fartou-se depressa e eu, confesso, que também nunca fui uma apaixonada por este museu...



Como o museu da eletricidade ficava quase ao virar da esquina, ainda lá fomos dar um saltinho. Sempre achei que aquele museu dava uma casa em que eu e os meus poderíamos ser muito felizes... Realmente fomos felizes enquanto lá estivemos mas a minha ideia era um pouco mais prolongada... O Vasco adorou a parte interactiva. Saímos de lá à meia-noite (e já não houve tempo para fotos) porque o museu fechou e nenhuma das pequenas criaturas queria vir para casa. A quem sairão estas crianças???

E se a interactividade é o que está a dar, a escolha para a semana seguinte tinha que ser o Pavilhão do Conhecimento, este sim, um dos meus museus preferidos. Adoraram.




Ele sentiu a gravidade como na lua e andou empenhadíssimo a construir uma casa... até perder o corpo...



E ela? Sim, ela experimentou...








Não sei é se o Pavilhão experimenta voltar a deixá-la entrar...

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Agosto de 2010 - semana 1


Ainda os quatro de férias mas dormindo em casa e com uma menina farrista que desde que voltou só diz: mãe, quer paxxear. Não quer outra casa mãe, quer casa de férias. Também eu, minha filha, também eu. Quanto ao meu menino bipolar, depois de passar quinze dias a dizer que queria voltar para Lisboa, chegou e começou a chorar porque queria ir para o Algarve... Alguém lhe explique que a mãezinha dele não é uma mulher paciente, ok??

Entretanto, tentamos perder os quilos adquiridos :)



Julho de 2010 - semana 4

Já todos sabem que fomos de férias, foi excelente e passou depressa, certo? Confirma-se!

Julho de 2010 - semana 3

Devíamos ter ido de férias dia 15 mas como a querida escola do meu filho achou que dia 16 é que era mesmo um excelente dia para a festa do fim do ano... cá ficámos à espera.

Conselho amigo: não metam os vossos filhos no carro para irem de férias assim que eles saem da festa de fim do ano da escola. A não ser que os queiram ouvir a chorar durante mais de uma hora que não querem ir de férias porque têm saudades dos amigos. Tudo isto enquanto estão mais de uma hora à espera para atravessar a ponte e olham para a maçaneta da porta com demasiada vontade de a abrir e ir a pé...

Tendo dito isto, o nosso rapaz que é sempre o rei das festas andava nervoso com esta. Dizia que havia uma parte da música que lhe fazia medo mas como era surpresa não nos podia contar o que era. Andou nisto mais de uma semana. Lá demos um toque à educadora, que falou com ele mas ele continuava a queixar-se. E eu já o imaginava em pranto em cima do palco. Não, o pranto foi depois como já vos disse. No palco esteve sempre com esta alegria:

Já conseguir que ela não fosse para o palco com alegria... não foi tão fácil!

Julho de 2010 - semana 2


Inaugurei, já no ano passado, os jantares de colegas dele da escola cá em casa. Por enquanto ainda só me aventurei com um de cada vez. Ou seja, eu que estou sempre a queixar-me do quanto fico enlouquecida com o barulho que os meus fazem, trago mais um para aumentar a entropia... Traumas de filha única com um pai que não gostava de gente em casa, é o que é...

Graças à santa Bimby, estes são jantares de pizza caseira em que eles estendem a massa, põem o recheio e adoram ainda mais o jantar. Geralmente são dias em que não se ouve a Catarina que fica fascinada a ver os crescidos a brincar. Em compensação, ouve-se frequentemente os crescidos a tentarem correr com ela do meio das brincadeiras deles...

Julho de 2010 - semana 1


Ia comigo buscar o irmão à escola, o que deve dar uma distância de... 200m ida e volta, se tanto.

Devia achar que ia encontrar o amor da vida dela pois teimou porque teimou que queria a mala da boneca e os óculos de sol. E eu que nem sou de os deixar teimar... sinto-me culpada por achar piada à piroseira da criatura e lá fui com ela nestes propósitos, orgulhosíssima da sua beleza...

Junho de 2010 - semana 4

Festival do Panda ou sacrifícios que se fazem pelos filhos ou se os pais vão a concertos como é que dizem aos filhos que não podem ir

Junho de 2010 - semana 3

Buda Eden




Gostámos muito. E da loja de vinhos também...

Junho de 2010 - semana 2






DOIS anos de furacão! E está tudo dito!


terça-feira, 3 de agosto de 2010

Junho de 2010 - semana 1







Sarau do karaté



No final de cada ano lectivo, além da festa (este ano a 16 de Julho!!!) costuma haver aulas abertas de todas as actividades extra-curriculares. Este foi o primeiro ano de karaté do Vasco e eu ansiei bastante por esta aula já que sempre que lhe pedíamos para nos mostrar coisas do karaté os resultados eram... divertidos!

A aula foi muito gira. O professor explicou-nos que estava, por enquanto, muito pouco preocupado como karaté. O principal era ensinar-lhes disciplina e concentração. Saber estar, saber ouvir. Eu não podia concordar mais com tudo o que ele disse ou não sofresse eu como professora com tantos meninos que não sabem estar nem ouvir. Foi por isso muito difícil estar a ouvir este discurso e não conseguir que a minha filha andasse nestes propósitos pelo ginásio:



Fez-me sentir pequenina e coradinha ...

A rapariga estava um pouco mais endiabrada do que o costume porque queria muuuito ir ter com o papá e o mano. Sim, o papá estava ao pé do mano porque o professor fez questão que pelo menos um dos progenitores fosse também fazer a aula. Foi lindo de se ver!









segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Maio de 2010 - semana 4


A piroseira e vaidoseira dela são muito grandes para tão pequeno ser. Eu tenho que assumir a minha parte da culpa mas não resisto ao ar de felicidade dela. Aqui a felicidade dos primeiros tótós.

Maio de 2010 - semana 3



Fomos ao Zoo mas só demos de comer aos nossos próprios animais :)

Já era um dos passeios preferidos (e muito pedidos) dele. Para ele o mundo perfeito incluiria uma visita semanal ao Oceanário e ao Zoo. Eu que amava o Oceanário confesso que já estou um tiquinho farta... A partir deste dia passou também a ser um pedido muito repetido por ela: zoológico mãe - macaco, gilafa, lifanti!

Maio de 2010 - semana 2




Às vezes lamento que seja na histeria e na palhaçada que eles se dêem melhor, outras vezes adoro!

Maio de 2010 - semana 1



(sim, estou consciente que a contagem das semanas também está estranha e diferente!)

5 anos de Vasco



Duas festas no mesmo dia, quase sem intervalo, e sempre este ritmo e este sorriso.

E eu sem palavras para com a velocidade a que o vejo crescer...

domingo, 1 de agosto de 2010

Abril de 2010 - semana 3

25 de Abril

Este ano foi ela que ficou doente e, mais uma vez, não pudemos ir os quatro. O Vasco teve a companhia da prima por isso adorou ainda mais.

Começámos o dia no Quartel do Carmo onde nunca tinha ido.

E depois do almoço descemos a Avenida, celebrando a sempre desejada Liberdade.



A ver se para o ano somos quatro.

Abril de 2010 - semana 2


Sinto frequentemente que ela vai partir-se toda muito antes dele...

Abril de 2010 - semana 1

Cof, cof, cof. Recomecemos depois desta breve interrupção.

Fomos de férias para Madrid. Os quatro. De carro. SEIS horas, de carro, os quatro...

É certo que pedimos um leitor de DVDs portátil emprestado...

... e a viagem foi menos... directa do que o que gostaríamos...


... mas lá conseguimos chegar. Tendo em conta que o meu objectivo de férias futuras é palmilhar a Europazinha de carro é preciso começar a ganhar calo!

Lá correu tudo muito bem, há que reconhecer que as crianças são bravas e levaram uma estafa de turista quase tão grande como as que nós fazíamos os dois sózinhos.

Eles correram muito e em todo o lado.

Ficámos a conhecer grande parte dos parque infantis de Madrid, e acreditem que são muitos!


Fomos preparados e assim que nos sentávamos num café ou restaurante sacávamos dos livros e das canetas para pintar.


Quando o cansaço era muito descansava-se como se podia.


E ainda deu para uns saltinhos rápidos a museus.


Agora, se perguntarem ao Vasco do que é que ele gostou em Madrid, a resposta será certamente: andar de metro. como ele dizia "isto é que é vida". Os dias eram classificados não pelo que se via cá em cima mas por quanto tempo se passava lá em baixo. um bom dia era aquele que começava com uma viagem de pelo menos oito estações e, de preferência, com uma mudança de linha. Ela também gostava e assim que entrava numa carruagem começava à procura de um eye contact. Assim que o começava começava a apresentar-nos: a mãe, o pai, o mano...


Claro que foi menos intenso do que quando íamos só nós, houve coisas que não conseguimos fazer e eu passei-me com eles trinta vezes por dia (tal como em Lx...) mas provou-nos que é possível fazer turismo de cidade com crianças se nos lembrarmos que vamos com crianças e que temos que adaptar os nossos percursos e interesses aos deles.

Haja tempo e dinheiro que mais testes se seguirão!
Lilypie 4th Birthday PicLilypie 4th Birthday Ticker Lilypie 1st Birthday Ticker